Cirurgia de Mama
Mastectomia
Cirurgia de Mama
Mastectomia
Mastectomia é o nome dado à cirurgia de remoção completa da glândula mamária e é um dos tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama. Existem vários tipos de mastectomia:
Mastectomia radical: também chamada de Halsted, consiste na retirada da glândula mamária, associada à retirada dos músculos peitorais e à linfadenectomia axilar completa. Atualmente é um procedimento incomum, devido à alta morbidade a ela associada e a resultados bastante satisfatórios de técnicas menos invasivas.
Mastectomia radical modificada: consiste na retirada da glândula mamária e na linfadenectomia axilar, com preservação de um ou de ambos os músculos peitorais. Quando ocorre apenas a preservação do músculo grande peitoral, é denominada mastectomia radical modificada Patey. Quando os dois músculos peitorais são preservados, é chamada mastectomia radical modificada Madden. As mastectomias radicais modificadas constituem o procedimento cirúrgico realizado na maioria das pacientes com câncer de mama nos estágios I, II e III, sendo indicadas nos casos de:
- Presença de tumor acima de três cm, sem fixação à musculatura;
- Pacientes com recidiva após tratamento conservador; ou que apresentem qualquer condição que as tornem inelegíveis ao tratamento conservador;
- Pacientes que não concordem com a preservação da mama.
Mastectomia total simples: consiste na retirada da glândula mamária, incluindo o complexo areolar e aponeurose do músculo peitoral, preservando os linfonodos axilares. É indicada nos casos de:
- Carcinoma ductal in situ;
- Recidiva após cirurgia conservadora;
- Lesões ulcerativas em pacientes com metástases a distância onde o controle local promove melhor qualidade de vida;
- Pacientes idosas com risco cirúrgico elevado ou que não possuem adenopatias axilares palpáveis ou evidência de doença a distância;
- Pacientes selecionadas para tratamento profilático.
Perguntas Frequentes
Os riscos do procedimento são equivalentes aos riscos de qualquer outra operação realizada sob anestesia geral. Especificamente para mastectomia podemos encontrar os seguintes riscos:
- Redução ou aumento na sensibilidade da área operada ou áreas próximas devido à corte de tecidos nervosos;
- Hematomas;
- Atrasos na recuperação da área operada;
- Aumento na probabilidade de infeção da área operada;
- Formação de cicatrizes.
Os resultados do seu relatório de patologia deve ficar pronto em até duas semanas após a cirurgia.
A reconstrução do seio depende muito do tipo de mastectomia realizada e de diversos fatores como tamanho do seio antes da operação, opção pessoal e recomendações médicas. Converse com seu médico sobre as opções disponíveis e mais adequadas para você
O tipo de mastectomia vai depender da sua necessidade e preferência diante das opções recomendadas por seu médico.
Mastectomia total simples: Inclui a remoção de toda área do peito, incluindo o bocal, aréola e mamilo, porém não da pele. Com este procedimento a reconstrução do seio pode ser realizada imediatamente após a cirurgia.
Mastectomia radical modificada: Neste procedimento são removidos toda área do peito incluindo o aréola, mamilo e uma grande parte dos nodos linfáticos de baixo do braço. Este procedimento é recomendado para tumores grandes e caso as células cancerígenas tiveram espalhadas para os nódulos.
Mastectomia radical:
O procedimento involve a remoção de toda área do peito incluindo o bocal, aréola, mamilo, uma grande parte dos nodos linfáticos de baixo do braço como também os músculos subjacentes da parede torácica. A mastectomia radical é indicada somente para os casos onde células cancerígenas espalham para os músculos abaixo do peito.
Mastectomia Subcutâneo: Neste procedimento, os tecidos do peito e o tumor são removidos mas o bocal, aréola e mamilo são preservados.
Sim. Pode ser necessário alguns dias de internação dependendo do tipo de procedimento realizado, levando em média 01 a 02 dias.
Sim, é ministrada a anestesia geral.
Agende a sua Consulta
...
Onde estamos
- Endereço:
SGAS 616 - Ed. Linea Vitta, Sala 229 Asa Sul - Brasília/DF
- E-mail:
contato@plasticaprime.com.br
- Telefones:
61 3248-5537
61 3245-7394
61 3364-4654