Desenvolvida a partir da lipoaspiração, a vibrolipoaspiração é um método mais eficaz e bem menos doloroso. A vibrolipoaspiração portanto, como o nome sugere, faz a lipoaspiração com vibração, isto quer dizer, a cânula vibra durante o procedimento e o sugador retira a gordura. Com isso, a área a ser aspirada pode ser maior e são feitas menos incisões, o que aumenta a flexibilidade e velocidade dos movimentos do cirurgião.
A técnica pode ser feita por qualquer pessoa e em qualquer região do corpo que queiram melhorar sua forma física (desde que tenha condições clínicas para o procedimento). O tempo de cirurgia depende da quantidade de gordura retirada, mas em média, leva de duas a três horas, e a anestesia pode ser feita local ou geral, dependendo da área a ser aspirada.
O trauma, as equimoses, o tempo de cirurgia, a perda de sangue durante a operação (já que atinge menor número de vasos sanguíneos) e a dor no pós-operatório são menores se comparados à lipoaspiração tradicional. Outro ponto positivo da vibrolipoaspiração, é que a gordura lipoaspirada pode ser reaproveitada e enxertada em áreas que precisam de preenchimento como bumbum, coxas e quadris.