A bichectomia é a cirurgia plástica em que há a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes, uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de “bolas de Bichat”. Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A finalidade da bichectomia é puramente estética: reduzir o volume da parte de baixo do rosto. O procedimento reduz o tamanho das bochechas e deixa o rosto com um aspecto mais harmonioso.
Indicações da bichectomia
A Bichectomia é uma cirurgia puramente estética e pode ser realizada por pessoas que querem afinar o rosto.
Quem é o profissional apto a realizar a bichectomia?
O procedimento cirúrgico e deve ser executado por profissionais médicos que tenham essa especialidade, como cirurgiões plásticos.
Pré-requisitos para fazer a cirurgia
Antes de tudo é importante que seja feita a avaliação clínica pelo profissional que executará a cirurgia, para que ele possa avaliar se há indicação e quais são as expectativas do paciente quanto ao tratamento. Depois disso, por ser uma cirurgia, é importante que o paciente faça os exames pré-cirúrgicos, que incluem hemograma completo, coagulograma e glicemia, para ver se ele está em condições de saúde para realizar a cirurgia. Além disso, é importante que o paciente passe pela avaliação de um cardiologista, se o médico achar necessário (como pacientes com hipertensão).