A abdominoplastia é a cirurgia indicada para corrigir a flacidez na região do abdome, especialmente após o parto. Além disso, é ainda recomendada para homens e mulheres que tiveram rápida perda de peso, o que deixou um excesso de pele na região do abdômen.
A cirurgia, portanto, é um procedimento que busca amenizar os efeitos da perda de elasticidade da pele. Porém, como toda intervenção cirúrgica, desperta dúvidas e, até mesmo, curiosidades.
Continue lendo este post para saber o que é abdominoplastia, em quais casos a cirurgia é indicada, quais cuidados tomar após se submeter a cirurgia e a diferença entre os três tipos de procedimentos cirúrgicos.
O que é a abdominoplastia?
A abdominoplastia é a cirurgia plástica que tem como objetivo remover excessos de pele e gordura abdominal, bem como estrias na região. No entanto, vale ressaltar que destacar que o procedimento não é indicado para emagrecimento, e sim com intuito de remover o excesso de pele que ficou depois da perda severa de peso.
A abdominoplastia é também recomendado para casos de diástase abdominal, o que acontece quando os músculos abdominais se afastam, devido ao aumento de volume da barriga, provocado tanto pela gestação como pela obesidade.
Outra indicação da cirurgia é nos casos de tumores ou queimaduras na pele. Além disso, o procedimento também auxilia na restauração da musculatura enfraquecida do abdômen. A abdominoplastia é contraindicada para diabéticos, fumantes e pessoas com colagenoses.
Quais são os tipos de abdominoplastia?
Existem três tipos diferentes de abdominoplastia, sendo elas:
- Mini abdominoplastia: menos complexa, trata-se da remoção de uma pequena quantidade de pele, e em seguida, costura da musculatura abdominal do umbigo para baixo.
- Abdominoplastia clássica: a mais comum desse tipo de cirurgia. Consiste na retirada de quantidades moderadas da pele. Nela, há o reposicionamento do umbigo, além de cicatriz longa e curvada no ventre.
- Abdominoplastia em âncora: mais complexa que a clássica, tem maior quantidade de pele removida por meio de um corte do ventre, além de outro vertical no centro da barriga. O nome vem do formato da cicatriz, como uma âncora. Indicada para pacientes que têm sobra de pele após uma bariátrica, por exemplo.
Como é a recuperação da cirurgia?
A recuperação da abdominoplastia é dolorosa, mas, vale a pena por oferecer resultado imediato. Em média, são necessários de 15 a 21 dias para retornar às atividades normais.
Os principais cuidados exigem repouso, uso da cinta de compressão, evitar o sol nos hematomas, usar panos úmidos para banho nos primeiros oito dias e recorrer à drenagem linfática para evitar acúmulo de líquido.
Quais os riscos da abdominoplastia?
Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a abdominoplastia oferece alguns riscos como trombose, fibrose, redução ou perda de sensibilidade, cicatrizes e infecções. No entanto, para prevenir tais casos, é importante o acompanhamento médico, além de seguir todos os cuidados indicados pelos médicos.
Agora, que já esclareceu todas suas dúvidas tudo abdominoplastia, não deixe de marcar uma avaliação na Plástica Prime para uma avaliação de seu caso. Será um prazer lhe atender!